h1

Usos e costumes: O que diz a Bíblia? Tattoos, piercing, música e roupas.

30 de junho de 2012

Deus olha

Durante toda minha caminhada cristã (28 anos de vida e de cristianismo) tenho visto muitas bizarrices. Coisas que variam do ridículo ao absurdo, mas que ainda assim há quem concorde. (Amauri Menezes, Metal Missionary.)

Já ouvi de pessoas que foram disciplinadas e até mesmo excluídas de suas comunidades por terem sido flagradas tomando um copo… não, não era cerveja nem muito menos cachaça… de coca-cola. Isso mesmo, Coca-Cola! Isso sem falar dos casos de mulheres que cortaram seus cabelos, ou pintaram; algumas porque se maquiaram ou pintaram as unhas, ou até mesmo puseram um brinco ou pulseira; homens que esqueceram de fazer a barba (eu mesmo já fui chamado a atenção por um pastor por andar com a barba por fazer e por usar cavanhaque) ou deixaram seu cabelo crescer. Eu conheci um irmão que hoje exerce o diaconato (assim como eu), que foi disciplinado várias vezes por jogar futebol e sinuca.

Coisas assim acontecem até hoje em algumas igrejas evangélicas e alguns pastores e líderes argumentam até com textos bíblicos o que se pode e o que não se pode fazer, ou usar; impondo regras que, tá na cara, não passam de humanas.

Mas, a dúvida que surge é: O que a Bíblia diz sobre usos e costumes? Qual é a diferença entre doutrina bíblica, usos culturais e costumes locais? O que, de fato, é mandamento de Deus e regra humana? Um crente em Jesus pode usar jóias e enfeites? O homem pode ter cabelo crescido? A mulher pode cortar seu cabelo sem culpa? Qual a roupa adequada para o cristão? Como deve ser a barba? Um cristão pode fazer tatuagem? Pode ouvir música secular? Praticar esportes? Todas essas perguntas tem respostas na Sagrada Escritura, é só pegar, abrir e ler. E eu vou te dar uma ajuda nisso.

Pegue o Manual do Fabricante e comece lendo Atos 15.20. O texto diz: “mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.” No contexto, vemos que, pela primeira vez na igreja primitiva, houve uma controvérsia a respeito desse tipo de assunto. Paulo e Barnabé discutiram com os irmãos judeus a respeito da circuncisão, pois os irmãos judeus queriam que os gentios se circuncidassem. Então, eles resolveram que deveriam reunir-se em Jerusalém com os demais apóstolos e presbíteros para definirem a questão. E foi resolvido entre eles que não deveriam perturbar os irmãos gentios com os costumes dos judeus, pois a salvação é pela graça, ficando definido como regra apenas o que está descrito no versículo citado.

Em I Ts. 5.22 lemos: “abstende-vos de toda forma de mal.” Como confundem esse texto! Dizem que devemos evitar, por exemplo, usar tatuagens, pois isso seria aparência do mal! Quando o texto fala, em algumas versões, ‘aparência do mal’, está falando daquilo que pode nos levar ao pecado, toda forma de mal. É do pecado que devemos nos abster. Não tem nenhuma relação com aparência física.

Em I Co. 2.4-16, Paulo nos ensina que não devemos apoiar nossa fé na sabedoria humana, mas no poder e sabedoria de Deus. E em Tt. 1.14, ele fala que não devemos nos ocupar com invencionices nem mandamentos de homens que se desviam da verdade.

A Palavra de Deus, Bíblia Sagrada é a verdade, devemos basear nosso modus vivendi nela. E é exatamente na Palavra que vamos encontrar as respostas para essas perguntas. Vou tratar cada uma delas em um tópico de cada vez.

No próximo, falarei sobre o uso de jóias e enfeites. Preparem-se! Eu sei que muitos ficarão escandalizados com o que a Bíblia diz, por isso prometo não exceder em nada o que a Palavra relata. Direi a verdade, simplesmente a verdade, nada mais que a verdade em nome de Deus!

Autor: Amauri Menezes, Metal Missionary.

CONTINUE LENDO

Usos e costumes- Parte 2: O uso de jóias e outros enfeites.

Esse é um tema bem discutido, tanto entre os mais tradicionais como entre os menos conservadores. Alguns dizem que o crente tem que ser simples como a pomba, não deve usar nada para se adornar, porque tudo isso é vaidade. Outros dizem que pode-se usar um brinquinho bem sutil ou até mesmo um colar que não chame tanto a atenção, pulseira só de relógio… Outros ainda dizem que piercing é definitivamente escandaloso e não se deve nem pensar em colocar um. Alguns até mesmo afirmam que quem ousa usar um piercing está sob o domínio de espíritos maus.

Mas, eu fico com a Bíblia. O que ela disser eu aceitarei de todo o coração, porque ela sim é a Palavra de Deus.

Então, vamos começar do princípio (redundante, não?)!

O capítulo 24 de Gênesis conta a história de Eliezer, o servo mais confiável de Abraão, que foi em busca de uma esposa para Isaque na terra de Naor. Eliezer não sabia qual seria a escolhida e estabeleceu um sinal com Deus para quando achasse a moça que o Senhor havia preparado. O versículo 21 relata que, diante da confirmação do sinal, Eliezer a observava atentamente e quando ela tinha acabado de dar de beber aos homens e aos camelos daquela comitiva ele tomou um pendente de ouro (piercing?) e duas pulseiras e as deu para a moça (vs. 22). O nome da moça era Rebeca, irmã de Labão, que quando viu a menina chegando em casa com aquelas jóias e ouviu a história foi imediatamente conferir quem era aquele homem. Fico imaginando alguns irmãos nossos vendo a cena e dizendo: “Mas Abraão não era crente? Como ele manda jóias pra sua futura nora? Que escândalo!”

Avancemos. Em Gênesis 35. 2, Jacó manda que sua família se livre dos deuses estranhos e no versículo 4 eles entregam os ídolos que estavam com eles e suas argolas que pendiam nas orelhas, que eram, na verdade, amuletos associados com cultos pagãos. Ou seja, devemos nos livrar de todo tipo de idolatria.

Ainda em Gênesis (41.42) vemos o faraó pondo seu anel na mão de José, e ainda o mandou vestir roupas de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. Os crentes de hoje diriam: “José desviou!”.

O que a gente aprende até aqui é que os patriarcas usavam jóias normalmente, só rejeitando aquilo que estava ligado diretamente aos cultos pagãos.

Em Êxodo 32.2, 3 vemos Arão num ato louco pedindo ao povo que tire seus brincos para derreter e fundir um bezerro de ouro para um culto idólatra, que provocou a morte de um monte de gente. O interessante é que esse texto escandaliza muitos crentões por aí, quando afirma que homens usavam brincos entre o povo de Israel. Confere o texto do versículo 2: “Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas…”. Escandalizante, não?! E quando eles tiraram foi justamente pra pecar!

Tempos depois, o povo de Israel recebe a notícia de que, devido á sua má postura, Deus não iria subir para a terra prometida no meio do povo. Êxodo 33.4-6 relata que desde o monte Horebe em diante o povo não usou mais seus enfeites. Que tristeza para aquele povo! Nem queriam mais usar suas jóias. Essas jóias depois foram ofertadas ao Senhor para a obra da tenda da congregação conforme Êx. 35.22. Em Nm. 31.50 os oficiais e capitães do exército de Israel fazem uma oferta parecida, só que dessa vez com os despojos da guerra contra os midianitas.

Em Provérbios 1.9, Salomão compara o ensino de um pai e a instrução de uma mãe a um diadema e colares. No capítulo 25 vs 12, o sábio repreensor é comparado a pendentes e jóias de ouro puro.

Triste cena é relatada pelo profeta Isaías (3.16-26), quando ele refere o julgamento de Deus sobre as filhas de Sião, elas perderam todos os seus adornos e jóias. Ezequiel 16.1-21, mostra uma cena parecida. Confere lá!

Jeremias 2.32 diz que a donzela não esquece seus adornos, nem a noiva o seu cinto. Embora, no 4.30 o profeta chorão mostre que beleza exterior não é essencial.

O nosso irmão fiel e paciente Jó (42.11) foi compensado pelo Senhor ganhando dos seus parentes e amigos (de cada um) um anel de ouro.

Daniel (5.29) foi honrado por Belsazar com uma cadeia de ouro ao pescoço.

Até Jesus, na parábola do filho pródigo, disse que o pai recebeu o filho de volta e o honrou pondo-lhe um anel no dedo (Lc. 15.22).

Em lugar nenhum a Bíblia proíbe o uso de jóias e adornos. Deve haver limites? Com certeza. O bom senso e a cultura local definem perfeitamente os limites e padrões para se usar os enfeites dentro de padrões aceitáveis. Lembrando sempre: nosso corpo é templo do Espírito Santo.

Mas a questão não se restringe ao uso de jóias e enfeites, no próximo post trataremos dos cabelos, não apenas das mulheres mas dos homens também. Aguardem!!!

Paz extrema! God bless you!!!

Usos e costumes- Parte 3: Cabelos também são motivo de debate!

Esse é o terceiro post sobre usos e costumes nas igrejas cristãs. Já demos uma visão geral do assunto e já tratamos sobre o uso de jóias e adornos mais especificamente. Nosso propósito é mostrar claramente o que a Bíblia traz sobre o assunto, tratando-o de uma forma equilibrada, sem ferir os usos e costumes de cada grupo ou denominação cristã, mas mostrando que deve haver respeito mútuo entre os grupos, mesmo esses grupos sendo diferentes em aspectos culturais, quase sempre provenientes de suas origens e formação.

Agora trataremos sobre cabelos, e esse é um assunto que (literalmente) mexe com as cabeças de muitos crentes. Os principais questionamentos são: A mulher cristã pode cortar o cabelo, ou pintá-lo, ou fazer luzes, chapinha, estiramento, hidratação, etc.? Ela pode usar penteados exóticos, tranças, ou só pode usá-lo solto ou preso num coque? E o homem pode deixar o cabelo crescer, ou isso é proibido?

Bom, vamos ao Manual do Fabricante! A Bíblia fala sobre o voto de nazireado, onde o nazireu tinha uma série de recomendações, entre as quais a de não poder cortar o cabelo (Nm. 6.5). Alguns homens na Bíblia eram nazireus como: Samuel, Sansão, João Batista e o próprio Jesus. O que significa que eles tinham bastante cabelo. Mas, deixando de lado a lei do nazireado.Vamos ver o assunto de forma mais generalizada na Bíblia.

2 Samuel 14.26 fala de Absalão, filho de Davi. Esta passagem fala que esse cara só cortava o cabelo uma vez por ano, o que para alguns já seria uma contravenção. E ele só fazia isso uma vez por ano. Interessante que ninguém o chamava de gay por isso. Será que era porque ele era filho do rei? Acho que não!

O texto mais utilizado por quem defende que homem tem que ter cabelo curto e mulher cabelo comprido é o de I Coríntios 11.2-16. O texto começa falando de tradições e trata de um tema peculiar à igreja de Corinto. Verificando o vs. 4 lemos: “Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra sua própria cabeça.” Ora, Paulo era judeu e sabia que os judeus não aceitam que se ore de cabeça descoberta, isso é tradição entre os judeus até hoje. Os judeus usam um chapéu ou o kippot, que é um tipo de boina, pra orar. Porém, em Corinto isso era desonroso pra um homem. Portanto, para um homem coríntio não ficava bem nem mesmo ter cabelo comprido, devido a essa cultura (v. 14). Quanto à mulher, o vs. 5 fala: “Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se tivesse rapada”. Isto é, a mulher coríntia tinha como desonroso não ter um véu sobre a cabeça, pois, segundo a cultura do lugar, a mulher que não tinha um véu sobre a cabeça era prostituta; nesse caso, era preferível rapar-se do que andar ou orar descoberta (v. 6). Esse tipo de atitude tinha também uma relação simbólica de submissão à autoridade na sociedade dos coríntios, isso é perceptível a partir do versículo 7. Porém, o versículo 16 deixa bem clara a questão de que é algo peculiar à igreja de Corinto quando diz: “Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.” É, parece que Paulo tava prevendo o futuro.

Lendo I Timóteo 2.9,10 temos a impressão de que a mulher não deve usar jóias, vestidos caros ou frisos no cabelo. Mas será isso mesmo que Paulo falou? Vamos ler o texto com atenção: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestiário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).” Paulo deixou claro que as mulheres cristãs deveriam se vestir com modéstia e bom senso, ao invés de ficarem preocupadas com vestidos caros, jóias ou uma cabeleira bonita, pois isso é realmente secundário; as boas obras, que revelam a verdadeira natureza de santidade e novidade de vida é que deviam ser priorizadas. Aqui não há base para proibir as mulheres de enfeitarem seus cabelos.

Em I Pedro 3.1-7, o apóstolo fala sobre o modelo de vida exemplar de uma mulher cristã que deseja ganhar o seu marido ainda não-convertido. No versículo 3 ele fala: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelo, adereços de ouro, aparato de vestuário;” e no versículo 4 completa: “seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” Mais uma vez não nenhuma proibição de se enfeitar o cabelo ou cortar.

Aliás, nenhum texto bíblico embasa esse tipo de proibição, que não passa de tradição humana e não pode ser motivo de colocar mais um fardo em cima do povo de Deus.

Mas, ainda não acabou! A gente já deu umas leves pinceladas sobre o vestuário por aqui, mas vamos nos aprofundar no assunto no próximo post! Fique ligado!

Boa noite! Paz extrema! God bless you!!!

Usos e costumes- Parte 4: Que tipo de roupa o cristão deve usar?

Gostaria de salientar aqui que tudo isso que eu venho postando não é um assunto primordial. Todavia, como todo cristão deseja agradar a Deus em todos os aspectos de sua vida, essa questão também precisa ser abordada.

As perguntas mais frequentes relacionadas ao uso de roupas são: Uma mulher pode usar calças compridas? E blusas sem mangas? Quais os limites no vestuário feminino? E os homens podem ou não usar bermudas? E camisetas regata? Como se trajar para uma praia ou piscina?

Bíblia na mão e vamos ver o que ela nos diz!

Deuteronômio 22.5 diz: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus.” Deus determinou para o seu povo que as mulheres não deveriam utilizar os atavios de um homem e os homens não deviam vestir-se como mulheres. Foi posto ali um princípio de distinção entre os sexos, e apesar desses símbolos variarem com o passar dos tempos e de cultura para cultura, esse princípio continua de pé. As violações da ordem da criação, tal como o homossexualismo e a bestialidade são biblicamente considerados como abominação. Uma mulher pode usar calças compridas sem medo nenhum, até porque existem calças femininas e masculinas, o que não pode é uma mulher usar uma calça masculina e vice-versa.

Há também no versículo 11 um outro mandamento: “Não te vestirás de estofos de lã e linho juntamente.” Primeiro, existia a possibilidade desses dois materiais encolherem desigualmente, o que significa que não seriam bem lavados. Ou, simplesmente Deus queria que o povo de Israel lembrasse de que eles deveriam ser um povo puro. De qualquer forma, vemos aqui o cuidado especial que Deus tem com o Seu povo. Porém, devemos lembrar que Deus estava falando, nesse caso, especificamente para o povo de Israel. Esse texto faz parte da lei cerimonial. Mas ficam para nós hoje os princípios de pureza estabelecidos por Deus.

Em Eclesiastes 9.8 lemos: “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” Bom, antes eu quero deixar bem claro que esse texto não determina nenhum tipo de cor de roupa que devemos usar, como alguns podem pensar. Sim, eu conheço uma determinada denominação que fala que seus membros não podem usar preto e vermelho. Manos, pelo amor de Deus!, vamos zelar pela Palavra como ela é. Chega de invenções! Santidade não é somente aquela que é exteriorizada, santidade começa lá no nosso interior, no espírito! O texto de Eclesiastes tá falando de pureza e santidade no espírito, são as nossas vestes espirituais que precisam estar brancas.

Mas, prossigamos! Salmo 45.13 , 14 fala que as roupas da filha do Rei são recamadas de ouro e seu vestido é todo bordado. Roupas caríssimas que parecem contrastar com o que Paulo diz em 1Timóteo 2.9,10 e Pedro reitera na sua primeira epístola 3.3. Mas, lendo atentamente os textos percebemos que ambos os apóstolos estavam falando que, antes das mulheres se preocuparem com o que vestir ou usar, elas devem se dedicar às boas obras e se preocupar muito mais com o seu viver espiritual dentro da vontade de Deus.

Se não fosse assim Mardoqueu não teria aceitado, como homem de Deus que ele era, sair da presença do rei com veste real azul-celeste e branco, uma grande coroa de ouro e um manto belíssimo de linho fino e púrpura, quando foi honrado pelo rei Assuero (cf. Ester 8.15). Nem mesmo Daniel se vestiria de púrpura quando revelou a sentença de Deus sobre o rei Belsazar; se bem que de primeira ele recusou, pois não estava ali para comercializar com o dom que Deus lhe havia confiado, mas depois Belsazar o quis honrar (cf. Dn. 5.17, 29).

Como sempre o que conta ao escolher o que vestir é o bom senso. Cada um precisa ter bem definido em sua mente o que é certo e o que é errado, o que convém e o que não convém. Afinal, somos guiados pelo Espírito e pela Palavra de Deus.

Mulher, use livremente sua calça comprida, sua blusa sem mangas; homem, seja livre também para usar sua bermuda, sua camiseta; quando for a praia ou a piscina, vistam-se decentemente. Evitem sempre a sensualidade, a provocação sexual e o erotismo. No mais, se a tua consciência não te acusa, fique na paz. Seja puro diante de Deus e da sociedade.

Mas, o tema ‘Usos e cosumes’ ainda não se esgotou. Na próxima, tratarei um assunto mais voltado para os homens: barba. O que pode e o que não pode?

É… ainda temos muito o que conversar! Por enquanto é só! Inté!

Paz extrema!!! God bless you!!!

Usos e costumes- Parte 5: “Pelas barbas do profeta!”

Todo homem que se preza gosta de zelar pela aparência. E a barba é um dos elementos essenciais na estética masculina. Os tipos e gostos variam muito: Há os que gostam da cara lisinha (a famosa bundinha de neném), outros curtem um pelo cerradinho, outros uma barba volumosa, alguns usam apenas o bigode (que também tem vários tipos), há também aqueles que como eu gostam de um belo cavanhaque.

Mas existem alguns evangélicos que dizem ser contraproducente um cristão que não se barbeia, e que o máximo que se pode usar é um bigode, nada mais. Ou a cara lisa, ou somente um bigode! Base bíblica pra isso, please!(?)

Bem, a gente sabe que algumas religões e seitas por aí, valorizam o uso de uma barba bem volumosa, tanto que os mais fundamentalistas chegam até mesmo a matar aqueles que ousam se barbear. Não preciso nomear bois, certo?

Mas vamos ver o que nosso Manual de Fé e Prática fala a respeito do assunto!

Vamos começar por Levítico 19.27: “Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba.” O 21.5 fala: “Não farão calva na sua cabeça e não cortarão as extremidades da barba, nem ferirão a sua carne.” O primeiro texto é generalizado para a nação de Israel, o segundo específico para os sacerdotes. Ambos fazem parte da lei cerimonial e não são, nem de longe, reiterados por Jesus ou pelos apóstolos. Mas quem quiser ficar barbudo fique à vontade! O texto diz que não se deve sequer cortar as extremidades da barba, ou seja, “Longa vida à barba!”. Porém, o versículo 19.24 de 2Samuel dá a entender que só quem se preocupava em cumprir o mandamento era o sacerdote, pois Mefibosete, fiho de Saul que estava sob os cuidados de Davi, espontava, ou seja, aparava a barba. A barba do sacerdote era tão valorizada que o salmista Davi cita a de Arão no Salmo 133.2.

A ultima alusão bíblica quanto à barba está em Isaías 7.20, que diz: “Naquele dia, rapar-te-á o Senhor com uma navalha alugada doutro lado do rio, a saber, por meio do rei da Assíria, a cabeça e os cabelos das vergonhas e tirará também a barba.” Olha que o texto mostra claramente a vergonha que era pra um homem daquele tempo ter sua barba rapada! Cara lisa nem pensar! Depois disso em nenhuma outra parte da Bíblia, nem no Novo Testamento, se encontra outra referência à barba.

Resumindo, não há na Bíblia, regras para os cristãos quanto ao uso da barba. Mas uma vez recomendo o bom senso e a imprescíndivel higiene no cuidado da sua barba. Ande sempre com sua barba, ou bigode, ou cavanhaque arrumadinhos e bem tratados. Ou se preferir ande de cara lisa. Só não mude seu barbear por causa de pressões externas. Leve em conta também que há profissões que exigem que o homem esteja sempre barbeado. Então, resta ter em mente bem definido o que se quer, e andar em equilíbrio diante de Deus e dos homens.

No próximo post, falarei de um assunto ainda mais polêmico quando se trata de Usos e Costumes, tatuagens.

Vai ferver, hein?!

Paz extrema a todos! God bless!!!

Usos e costumes- Parte 6: Tatuagens.

Falar de tatuagem no meio cristão, ainda nos dias atuais, é um certo tabu! Mas algumas barreiras já foram quebradas, graças ao Senhor! A maioria cristã ainda é contra o uso de tatuagens e alegam simplesmente que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (como de fato é) e que não deve ser ‘profanado’ com tatuagens. Aí, usam vários textos fora de contexto para justificar a proibição de tatoos.

Antes de qualquer coisa, eu gostaria de dizer que a minha opinião quanto ao uso de tatuagem é totalmente favorável e eu vou mostrar em que eu me baseio biblicamente. Vamos nessa!

O primeiro texto a ser analisado dentro dessa questão é o de Levítico 19.28, o mais utilizado pelos que não apoiam a ideia de se tatuar: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor.” Leia atentamente o texto e notará que não há nenhuma proibição de se tatuar, contanto que não seja “pelos mortos”. Está se falando claramente de rituais pagãos, onde os idólatras cortavam suas carnes para invocar os mortos ou o espírito de seus deuses. Isso se encaixa perfeitamente quando conferimos o texto referido com o do versículo 21.5 que diz: “… nem ferirão a sua carne.” O texto não proíbe a tatuagem de uma forma generalizada, mas de tatuagens que tenham a ver com idolatria e paganismo. O texto é bem específico. Este texto pode ainda ser complementado com Deuteronômio 14.1.

Por outro lado, a Bíblia está repleta de textos que mostram que a tatuagem pode ser usada de forma benigna.

Comecemos por Isaías 44.5 que diz: “Um dirá: Eu sou do Senhor; outro se chamará do nome de Jacó; o outro ainda escreverá na própria mão: Eu sou do Senhor, e por sobrenome tomará o nome de Israel.” Escrever na própria mão pode ser com caneta ou tatuado. Aí você pode dizer: Mas eu queria algo que parecesse mais concreto, eterno quem sabe! Então lá vai! Isaías 49.16: “Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.” Agora eu quero ver alguém apagar essa tatuagem aí! Não tem raio laser no mundo que apague essa marca!

Eu também posso mostrar Jeremias 31.33: ” Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Parece ou não uma marca permanente? E por que não dizer eterna? O texto é repetido em Hebreus 8.10. Confere lá!

Por fim, em Apocalipse 19.16 temos uma descrição poderosa de Jesus, o Cristo vencedor que termina exatamente assim: “Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos reis e Senhor dos Senhores.” Mais uma marca permanente.

Textos que proíbem o uso de tatuagens não tem nenhum na Bíblia, porém, mais uma vez, recomendo o bom senso e o equilíbrio sobre o assunto. Muitos pastores e líderes não gostam da ideia de uma ovelha ou liderado se tatuar; por isso deve-se respeitar a sua opinião e ser obediente, submisso à autoridade pastoral. Obediência é bênção. Deve-se também lembrar que muitos empregos não aceitam pessoas tatuadas. E ainda, pense bem no que deseja tatuar, muitas tatuagens são símbolos pagãos e idólatras, e isso é abominação, como já vimos. Pense também que tatuagem é quase como o casamento, é pra sempre, embora através de tecnologias a laser seja possível remover, mas é muito caro!

Bom, ainda temos muito o que conversar sobre Usos e Costumes. Nossa próxima conversa será sobre música popular, ou secular, ou ainda música do mundo! O que a Bíblia diz? O cristão pode ouvir?

Até o próximo post! Paz extrema! God bless you!!!

Usos e costumes- Parte 7: O cristão e a música popular.

Gosto musical é algo muito pessoal, tanto é assim que existem os mais variados ritmos e estilos e, de tempos em tempos, surgem novas tendências musicais. Olhando para as páginas da Bíblia, temos muitas referências a música, principalmente de louvor e adoração, mas não encontramos nenhuma referência a música secular ou popular, que muitos chamam de música do mundo, um termo um tanto tosco pra denominar a música popular. O pouco que temos é uma referência ao primeiro músico da história, Jubal, descendente de Caim, que segundo a Palavra é o pai de todos os que tocam harpa e flauta (Gn. 4.21); e há também a referência de Daniel 3.5, 15 que fala de música profana, a qual não deixa de ser música religiosa e não pode ser considerado música popular.

A música popular é um tema bastante discutido no meio evangélico. Uns dizem que não se deve ouvir música popular porque não edifica nem fala de Deus; outros dizem que é pecado simplesmente; outros ainda partem para o extremo de que se pode ouvir e consumir qualquer tipo de música não importando o conteúdo (o que é muito perigoso); mas também há aqueles que equilibradamente selecionam bem o que ouvem e não tem preconceitos com relação à musicalidade.

Eu, por exemplo, ouço muito música secular, sempre atento ao conteúdo do que estou escutando para não me contaminar com coisas fúteis ou pecaminosas.

Para os que dizem que o crente não pode ouvir música secular eu costumo dá o nome de incoerentes. Imagina um crente indo no supermercado e só colocando no carrinho de compras apenas produtos cristãos! Agora, esse mesmo crente fica doente e vai procurar um médico; ele já chega perguntando ao doutor: “O senhor é crente?”! Aí, esse mesmo camarada é mandado embora do emprego injustamente e vai procurar um advogado, mas ele exige que a OAB lhe disponibilize um advogado cristão! Tosco, né? Mas é isso mesmo que se faz com a música popular. Dizem que só podemos ouvir música cristã. Pára com isso!

É como se estivessem dizendo: Só os cristãos fazem coisas boas! Os demais homens não podem fazer nada que seja bom!, o que é uma inverdade.

Na Bíblia temos vários exemplos de pessoas que não eram do povo de Deus que fizeram coisas excelentes e que foram bênção para o próprio povo de Deus. Josué 2.1-6 conta a história dos espias enviados por Josué para Jericó, chegando lá os espias se esconderam na casa de uma mulher prostituta chamada Raabe que os ajudou a fugir dos homens daquela cidade que os queriam prender. Essa atitude foi de bênção para Israel e para a própria vida dela, que foi salva da destruição juntamente com sua família (Js. 6.23). Depois ela veio a casar-se com um israelita e passou a adorar a Deus, mas antes ela nem conhecia o verdadeiro Deus.

Deus pode perfeitamente usar os dons e talentos de qualquer ser humano para abençoar a humanidade. Mateus 5.45 diz: “para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque Ele faz nascer o sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.”

Mas aí, alguém pode alegar IJoão 2.15: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;”. “Tá vendo”, alguém pode dizer,”não podemos amar o mundo, então não devemos gostar de música do mundo!” Só que o texto deixa bem claro aquilo que está no mundo que não podemos amar, é só ler mais um pouquinho pra entender: “porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (IJo.2.16). Onde que tá falando de música aqui?

Parece que o problema está no fato de muitos associarem alegria e prazer com pecado. Se algo te faz sentir bem e te dá prazer é pecado! Não pode, é do diabo! Mas a realidade de Deus pra nós é outra. Deus quer que tenhamos prazer e sejamos felizes. Embora haja dias difíceis, há tempo pra se alegrar e sentir prazer ( Eclesiastes 3.1-8). O sábio Pregador recomenda que celebremos a vida que nos foi dada por Deus em Eclesiastes 8.15: “Então, exaltei eu a alegria, porquanto para o homem nenhuma coisa há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; pois isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da vida que Deus lhe dá debaixo do sol.” Agora, imagina uma festa sem música! Nâo dá. “Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se?” (Eclesiastes 2.24,25). “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamenteo teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras. Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.” (Eclesiastes 9.7-9).

Às vezes, eu fico imaginando um cristão como alguns que vemos por aí, num momento romântico com sua esposa: “Querida, eu te amo tanto que vou cantar uma música pra você: Glória, glória, aleluia! Vencendo vem Jesus!” Deve ser mais ou menos assim, né? Se bem que hoje já temos músicos evengélicos que cantam música românticas, mas aí não podemos chamar essas músicas de cristãs, porque na realidade não são músicas de adoração. O nosso povo precisa entender o que é arte, música também é arte e precisamos apreciar a boa música, pois isso alegra a nossa alma.

Não quero aqui incentivar ninguém a ouvir coisas profanas. Músicas que fazem apologia ao sexo livre, a pornofonia, incentivam o uso de drogas, adoram outros deuses, incentivam a violência, isso tá por fora. Mas tudo que é de boa fama deve ser recebido com ação de graças (Filipenses 4.8). Todas as coisas são puras para nós (Tito 1.15).

I Tessalonicenses 5.21 recomenda: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom.” Isso vale para a música, literatura e muitas outras coisas. Então, bom senso é de fato imprescíndivel.

Pra concluir esse sétimo estudo sobre Usos e Costumes, eu reitero: Ouça aquilo que te faz sentir bem. Você gosta de ouvir Angra, Dream Theater, Symphony X, Zé Ramalho, Legião Urbana, Sepultura, entre outros? Não tenha receio. Mas cuidado com o exagero e a idolatria, vício faz mal.

Nosso próximo tema é: Práticas esportivas. Algo que parece não esquentar muito as cabeças dos crentes atualmente mas já deu muito o que falar. Então, até o próximo post. Fica na paz!!! God bless you!!!!

Fonte: amngospel

Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes.
I Coríntios 1.27

46 comentários

  1. Gostei muito do texto. Vico na luta para que meu pastor compreenda que a tatuagem pode ser usada em favor da proclamação do reino dos céus. Artigo muito bom, com um conteúdo excelente.
    Porém discordo plenamente da questão da música secular =S


  2. Gostei muito….
    Nossa depois que eu li este artigo,confesso que fiquei mto aliviada.
    Que Deus te abençoe e q vc continue sendo um cristão de mente aberta.
    Graça e paz!


  3. está dificil de dar a PAZ DO SENHOR na rua , mulheres parecendo arvore de natal e homens andando como estivessem em sua casa


  4. cara vc começa bem mais inverte as coisas principalmente com relação a tatoo. outra a bliblia não condena e nem da mandamento sobre isso e por que vc ta dando mandamento? para as pessoa vestirem e tal. olha o problema e que a nossa cultura e diferente a maldade da quelas pessoas nem de perto e as de hoje vejo o que a bliblia diz que sodoma e gomorra terão menor rigor no juízo do que essa geração. com relação aos testo de paulo e pedro fica claro que foi um advertência e não mandamento mais de pessoas que tinham a sua vida voltada pra o evangelho, agora te pergunto vc tem amado a deus sobre todas as coisas e tem amado a seu inimigo, tem abandonado a mentira, tem sido justo nos seus negócios e pensado no próximo como se foce vc.e não tem feito acepção de pessoas ao pregar o evangelho. se sim que a paz do senhor esteja contigo.


  5. […] Veja: Usos e costumes: O que diz a Bíblia? Tattoos, piercing, música e roupas. […]


  6. A Sabedoria e o Tolo;proverbio

    – 1:7 O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

    – 1:20-23 A suprema sabedoria altissonantemente clama de fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas pala­vras: Até quando, Oh simples, ama­reis a simplicidade? e vós, escarnecedores, desejareis o escárneo? e vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? Conver­tei-vos pela minha repreensão; eis que abundante­mente derramarei sobre vós o meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras.

    – 8:5 Entendei, Oh simples a prudência; e vós, loucos, entendei de coração.

    – 9:4-6 Quem é simples, volte-se para aqui. Aos faltos de entendimento diz: Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. Deixai os insensatos, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.

    – 10:13 Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de en­tendimento.

    – 10:21,23 Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos, por falta de entendimento, mor­rem. Um diverti­mento é para o tolo praticar a iniqüidade; para o homem entendido o mesmo é o ser sábio.

    – 13:16 Todo o prudente obra com conhecimento, mas o tolo espraia a sua loucura.


  7. Nossos corpos são templos

    Quando o Senhor criou o homem ea mulher e os colocou no jardim junto com outras criações. Ele pronunciou estas palavras em Gênesis 1:31: “E Deus viu tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E a noite ea manhã foram o sexto dia.” Quando o Senhor criou o corpo humano, Ele declarou que a maneira como Ele criou era muito bom. O Senhor deseja que o nosso corpo ser um reflexo de sua própria beleza. Quando as pessoas tatuagem seus corpos são manipulação com o que disse o Senhor foi muito boa a maneira como Ele o fez. Nós nunca deve marcar nossos corpos como este não é natural. Nossos corpos são o templo do Espírito Santo e nós somos exortados a não contamina-los. Tatuagens em seu corpo é como uma pichação no muro. Tendo tatuagens em nossos corpos não glorificar a Deus.

    1 Coríntios 6:19-20: “Que não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; Portanto, glorifiquem a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, que é de Deus. “


  8. É eu acho q nem explicando as pessoas entendem, eles acham mais fácil criticar sem fundamento do q compreender nós q temos estilos diferentes, por isso me afastei das igrejas, pois pregam denominação e não pregam a Bíblia Sagrada. Muitas vezes até tentam manipular trechos de versículos pra repreender e demonizam oque não conhecem, julgam o próximo enquanto suas próprias famílias tão em ruínas, cansei de ver irmanzinha me jugando por eu ter piercings enquanto a filha dela transava nos fundos da escola q estudávamos… as pessoas aqui nos comentários julgando e escrevem “deus” , mas eu acredito em Deus (em minusculo não é referente ou Deus dos deuses), então pessoas q nem sabem o básico e nem tomam conta de seus próprios filhos, que moral tem pra criticar um outro cervo de Deus ?

    sou Aryon, tenho 24 anos,sou gótico, tenho muitos piercings, acredito em Jesus Cristo como meu único e eterno Salvador, sou Cientista, e vegetariano e daí ? parece contraditório tudo isso junto mas quem quer criticar, primeiro estude, depois critique.

    Ja viram o “diabo” ? então por que dizem pareço com ele ?
    só digo uma coisa , leiam a Bíblia Sagrada, se baseiem na Bíblia Sagrada e não no que as denominações dizem, e nunca se esqueçam q o “diabo” pode ate mesmo aparecer pra vcs como um anjo de luz para vos enganar.


  9. A sua igreja que tem estas práticas, vc tem coragem de chamar isto de igreja? Bem mundano estes textos que vc colocou, distorcendo as escrituras e apoiando as imundícias do mundo. Sera que vc não leu, que não podemos servir a dois senhores a Deus e a mamon? Tire suas escamas dos olhos em quanto é tempo.


  10. Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem FAREIS MARCA ALGUMA nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”
    Agora pega uma missionaria de “Saiao” e cabelo grande, sem maquiagem, brincos em comunhao com Deus, na hora que chegar na porta o Demonio ja grita!
    Agora manda uma com calçca, brinco, maquiagem expulsar um demonio, o mesmo ficara la brincando!
    Devem se cuidar, mas com prudencia! Voce esquecem de mencionar VAIDADE!! Ja mata td o que voce falou!!

    “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico, que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos” (Ef 4.17).


  11. sim você mencionou o versículo chave “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem FARE…”
    O pelos mortos no inicio significa os rituais pagãos que eram necessário dar golpes na carne. Fique com Deus até +


  12. a bíblia nos fala sim sobre tudo isso mas você esquece de relata em seus textos algumas partes da bíblia que fala claramente sobre cortes no cabelo da mulher sobre marcas no corpo como em levíticos cap:19 o que mim diz.


  13. O irmão vc vai ne perdoar mas vc fugiu um pouco aí não? Sabe congrego em uma igreja e faço sim uso e costume cada qual c os seus certo, sou daquelas q se estou em uma congregação e eles tem certos costumes pq não obedecê-los? A bíblia cita versículos q nos instruem sim a sermos prudentes no vestir e andar, não adianta eu ser uma coisa na igreja e outra fora dela; se sirvo um Deus vivo pq devo ouvir músicas q não o engrandecem e o honram e ouvir outra q sei lá como o artista estava e com qual propósito ele fez aquela determinada letra. O cabelo da mulher é seu vel pq devemos tosquiá- lo? Devemos vigiar sim pois somos o templo do Espírito Santo, pq devo marcar meu corpo com outras coisas se não p/ mostrar ao outro? Adornos posso sim usá-lo p/ acrescentar não p/ colocar meu irmão em desvantagem como muitos fazem p/ mostrar seus statos, concordo com uso da calça p/ mulheres mas muitas estão extrapolando usando como forma de definir ainda mais o corpo, acho lindo homem de cavanhaque desde q elessejam limpos de coração. Tudo me é lícito mas nem tudo me convém!


  14. porque vc tbm nao ler em deuteronomio cap 22 vc 5 vc só leu oque te enteresa como todos fazem me desculpa é por pessoas como vc que a palavra de DEUS esta assim


  15. CRISTO, NÃO DEICHOU MANDAMETOS DE MOISES, ELE DISSE AMARAS O TEU PROXCIMO COMO A SI MESMO, E A DEUS SOB TODAS AS COISAS. I PEDRO 3.. 3. + REF…SO EXISTEM 2 SENORES, DEUS ETERNO, E O DRAGÃO Q ENGANA MAIORIA DA UMANIDADE, A IGREJA PRIMITIVA SEGIAM OS PADRÕES DE HOJE? CRISTO MUDOU? PELO TEMPO? HEBREUS: 13. 8.


  16. a palavra santo quer dizer separado,isto diz tudo que nossos costumes devem sim ser diferentes dos outros,meu irmão.


  17. Creio que este texto é do ponto de vista unicamente do autor; existem sim muitas coisas absurdas impostas na igreja, mas dizer que um cristão use livremente uma tatuagem, é muita falta de conhecimento da Palavra de Deus; se o Evangelho não libertar e transformar alguém, então não é Evangelho. Quando não queremos que Deus seja Senhor de nossa vida, procuramos meios de torcer a revelação Bíblica para justificar nossa conduta. Eu vivi o período da ditadura no Brasil e naquela época como agora, quem usa tatuagem, as autoridades já desconfiam. Cristão é luz, ou seja, diferente.


  18. Alvez não é por nada mas não é ponto de vista unicamente do autor, e no caso de querer torcer a Bíblia você está enganado, não existe versículo que condene tatuagem, existe versículo que fala pra não dar golpe na carne nem marca alguma sobre vóz pelos mortos.. que no caso tatuagem não tem nada de morto. o que refiro é rituais pagãos antigos que davam golpes na carne pra se “comunicar” com os mortos que na verdade demônios. Mesmo porque nem tatuagem existia naquela época, então distorcer aa palavra pra ficar favorável é o que quem diz que tatuagem é pecado.


  19. BOM DIA ESSE RAPAZ ESTA FALANDO DO QUE ELE FOI ENSINADO PELO O HOMEM MAS QUEM TEM O ESPIRITO SANTO DE DEUS SABE MUITO BEM O ESSE RAPAZ ESTA DIZENDO É UMA MENTIRA PORQUE SÓ VOU COMENTA UMA COISA A VESTE TA EM DEUTERONÓMIO 22 5 VAI LER ENTAO AS PESSOAS FALA COISAS QUE NAO SABE QUER JUSTIFICA UM ERRO COM OUTRO ERRO É DEUS FALA QUE NOIS DIAS FINAIS IRIAM APARECER ESSAS PESSOAS QUE IRIAM PREGA A PALAVRA DE DEUS ERRADAS NA BIBLIA FALA ASSIM TAMBEM VENHA COMO ESTA MAS NAO PERMANESSA
    DEUS TAMBEM FALA QUE O POVO DELE É DIFERENTE DO POVO DO MUNDO VOU DEIXA AQUI UMA PERGUNTA ESSAS PESSOAS QUE VAO A IGREJA QUE USAM TUDO COMO O POVO DO MUNDO SE TIVER UMA FESTA COM E COLOCAR VCS JUNTOS COM ELES QUAL DIFERENÇA QUE TEM ENTRE VCS DEUS FALA AMIGO DO MUNDO NAO É AMIGO DE DEUS


  20. por favor aonde nós estamos dá até nojo de ler estas coisas escritas por pessoas deste site que não leêm a BIBLIA ou leêm mais não tem o espirito de Deus para dar-lhes a interpretação. e acham que niguem mais le a Biblia ou que ninguem tem o esirito santo para discernir estas baboseiras deste blog ou site. recomendo a vc que leia …1João 2: 15 – Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

    A DE MISERIRDIA DE NÓS DOS NOSSOS FILHOS E DE TODA A UMANIDADE.


  21. CORREÇÃO POR MIGUEL

    por favor aonde nós estamos dá até nojo de ler estas coisas escritas por pessoas deste site que não leêm a BIBLIA ,ou leêm mais não tem o espirito de Deus para dar-lhes a interpretação. e acham que niguem mais lê a Biblia ou que ninguem tem o espirito santo para discernir estas baboseiras deste blog ou site. recomendo a vc que leia …1João 2: 15 – Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

    DEUS TENHA DE MISERICORDIA DE NÓS, DOS NOSSOS FILHOS E DE TODA A UMANIDADE.


  22. Antonio exatamente se é pra ser diferente das pessoas do mundo, mas não significa que a roupa é isso, pois roupa preta de roqueiro pode ter roqueiro mal no mundo sim, mas o terno do pastor tem politico corrupto de terno também.


  23. Miguel temos que ter palavras mansas de coração, eu uso esse blog para evangelizar, e na própria Bíblia diz que não é para julgar segundo aparência, e amar coisas do mundo? não entendo pois não estou amando nada.


  24. Estou sempre aberta a crescer no conhecimento, ate pq sou uma eterna aprendiz! Mais percebi uma certa manipulaçao em alguns temas. Mais o que eu quero enfatizar é que a cada dia que passa percebeço pessoas almejando coisas terrenas que nao mudam nossa vida em nada, e que sao tao minuscúlas e passageiras que meu coração chega a doer em ver como nossa geração têm se preocupado em desfrutar de algo tão normal, quando o Senhor Jesus nos doou sua vida para que Ele viva em cada um de nós, será que estamos crucificados com Ele naquela cruz? Ele nos fez uma promessa que a chaves dos céus estariam em nossas mão, e que teríamos acesso livre, pq almeijar tamto essas “coisinhas” quando temos a chave dos céus? Nós podemos desfrutar do céu aqui, o reino está em nós! Já parou para pensar como Deus reage quando o adoramo? Na biblia vemos como os anjos reverenciam e exaltam sua santidade, os viente e quatro ancião nos ensinam como é reconhecer sua magestade e como Ele é digno da nossa exaltaçao!!! Nao to aqui para falar de denominaçao, nem usos e costumes, to falando que toda a criaçao foi feita para seu louvor, e independentemente de como nos estamos quero dizer que se entregue ao Espirito Santo, e Ele nos ensinará a ser belos em toda nossa maneira de viver!!!! Fiquem na Paz do senhor Jesus Cristo, desfrute Dele!!!!


  25. exato Gisele, o que estou mostrando é que essas “coisinhas” que você fala quem mais se preocupa com essas coisinhas são as pessoas que julgam a aparência, nós apenas usamos roupas pretas e tatuagens, quem se preocupa são os outros, nos ligamos em adorar e anunciar a palavra de Deus.


  26. Eu entendo os dois lados, a biblia diz: Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não desprese o que come, e o que não come ñ julgue o que come; pq Deus o recebeu por seu. Quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu proprio Senhor ele está em pé ou cai; mais está firme, porque poderoso é Deus para o firmar. (ROMANOS 14.2-4) Ai Paulo adverte a não julgarmos, e se alguem tem que mudar, essa mudança só é capaz pelo Espirito Santo. ninguém é obrigado a ter as mesmas escolhas que eu tenho, e se a escolha de meu irmão pode o levar ao inferno e ele esta determinado em sua decisao conhecendo a biblia o que temos que fazer é orar, pq a oraçao de um justo tem muito em seus efeitos e ñ julgar, pq não fomos chamados por Ele como juizes!


  27. Eu entendo os dois lados, a biblia diz: Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não desprese o que come, e o que não come ñ julgue o que come; pq Deus o recebeu por seu. Quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu proprio Senhor ele está em pé ou cai; mais está firme, porque poderoso é Deus para o firmar. (ROMANOS 14.2-4) Ai Paulo adverte a não julgarmos, e se alguem tem que mudar, essa mudança só é capaz pelo Espirito Santo. Ninguém é obrigado a ter as mesmas escolhas que nós temos, mais se a escolha de meu irmão pode o levar ao inferno, e ele esta decidido em suas atitudes, a melhor ação que devemos ter é de orar, porque a oração do justo pode muito em seu efeito. E ñ julgar pois ñ fomos chamados por ElEcomo juizes! Agora em relação a uma frase que meu querido e amado irmão Guilherme Rocher se expressou e de muito me preocupou; em relaçao de dizer que não está amando nada, isso denota uma “certa” area a ser preenchida, pq sei que vc é especial, mais quero lhe dizer que vc foi formado pelo amor, criado pelo amor, e sua permanência em existir é porque é amado pelo seu criador! E quem um dia recebeu esse amor( que no mundo ñ há, é incondicional) vive nesse amor, pq essa area é preenchida ao recebermos o amor de Cristo. Quem recebe o amor, vive nele, Pq passamos a ter em nós. E só compreendemos quando o recebemos, Paulo diz em Efesios 3.19: e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda plenitude de Deus. Precisamos ter “esse amor” para o compreende-lo, assim, passamos a ser semelhantes a Ele!
    Paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo! Abraços!


  28. Muito bom o site gostei muito… Deus é fiel.


  29. olá pessoal, que a Paz e a Graça do Senhor Jesus esteja com todos vocês… eu apenas queria deixar a cada um de vocês, para que vocês meditassem, a palavra do Senhor no livro de Lucas 9.23 que diz: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. e em 1 coríntios 10:23 que diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 2 coríntios 5:17 diz: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo… espero que vocês entendam…


  30. Ramon, tatuagem roupas e piercing está ligado na vaidade, na mesma vaidade de você fazer uma barba, “as coisas velhas ja passaram” essas coisas velhas na verdade não são velhas, o visual é algo que usamos constantemente e não significa que fez tatuagem antes de ir pra igreja, e sim atualmente!
    Se algum versículo é relacionado a aparência, é o de não julgar segundo a aparência mas sim como a reta justiça.
    Entre td é lícito mas nem tudo convém vc pode levar em consideração sim caso seu ministério não aceite, então realmente não convém !
    Mas participamos de um ministério onde é pra alcançar os jovens e os roqueiros, então com certeza convém.
    E lembre-se por mais que vc busque mil versículos, vc não pode deletar um que “não é pra julgar segundo a aparência” que isso fique claro em seu coração, e que os versículos que você pegou se encaixam perfeitamente em outras ocasiões, mas o de não julgar segundo a aparência, se encaixa na “aparência” 🙂 fica com Deus até mais


  31. só sei que cada cá dará conta de si mesmo quem tem o espirito santo é guiado por ele se vcs acham que usar piercing tatuagem vai levar pro céu pode ir em frente o espírito santo é zeloso por nós vamos esquecer isso de jerusalem usava essas coisas Jesus morreu na cruz es que tudo se fez novo se for pensar em ser como era antes em jerusalem antes vc era sem salvação um gentio sem salvação amém falei o que eu acho


  32. A Bíblia é bem difícil de entender mesmo e cada um tem a sua opinião, daí o nascimento de inúmeras religiões, que Deus por acaso não deixou nenhuminha pra seguirmos, porém a palavra é uma só!!! Devemos ter bom senso e o espírito limpo e o coração puro, o resto são só coisas mundanas e elas passam!!


  33. AXO EU QUE PRIMEIRAMENTE DEUS VE O NOSSOS CORAÇOES PORTANTO EU NAO DEIXO DE USAR SHORT E MUITO MENOS PARE DE JOGAR BOLA OU JOGAR TAMBEM DIVERCOS TIPOS DE JOGOS COMO;POU, VARIOS OUTROS JOGOS E NAO VEJO A BIBLIA FALAR NADA A RESPEITO SOBRE ISSO
    JOGO DOINOU E EU ENTENDO ASSIM DESDE JA QUE NAO TEM NADA VC JOGAR DESDE QUE VC NAO FACA AQUELE JOGO UM DEUS SEU VC NAO PODE AMAR OSJOGOS
    PRIMEIRAMENTE AS COISAS DE DEUS DEPOIS AS DEMAIS COISAS NAO DEIXE DE BUSCA A DEUS PARA JOGAR OU VAZER OUTROS TIPOS DE COISAS FICA AI A DICA BUSQUE A DEUS COLOQUE DEUS COMO A PRINCIPAL COISA QUE VC TENHA QUE FAZER OBRIGADO !!!!!


  34. muito fraco esses argumentos ,pois de tudo que foi priorizado aqui nao passa de uma comunidade de pessoas ou um unico individuo que quer apoiar seus desejos e inclinaçoes naturais,pois muitos dos textos acima citado referem ás prostitutas da época ,outros sao simbolicos ,e ainda assim outros porque Deus ainda nao os havia enviado luz a tal respeito,o que nos importa é concientizarmo-nos do tempo em que vivemos e sabermos qual a mensagem que Deus tem para o nosso tempo e nos preparamos enquanto é tempo,pois uma coisa é certa ;que no céu nao tem maqueagem nem salao de beleza ,até porque em atos revela que no fim dos tempos Deus irá preparar um povo para morar com ele,e esse povo deve fazer todo o possivel por entrar pela porta estreita.


  35. Meu irmão, vc está totalmente cego. Ora, se um cego guiar outro, ambos cairão na cova (Mateus 15:14). Essa é a tal doutrina do um pouquinho não faz mal. Cuidado! Satanás se disfarça como anjo de luz (2Cor 11:14). É certo que devemos nos ater dos costumes e doutrinas humanas, mas Deus nos fez perfeitos, e não é necessário nenhum adorno para nos completar ou nos “melhorar”. (Usos e costumes parte 2) ↑

    Você mesmo disse no primeiro parágrafo: “algumas coisas variam do ridículo ao absurdo, ainda assim há quem concorde com elas”. Agora analise suas palavras e veja quanto absurdo vc disse, distorcendo a Palavra de Deus.

    (Usos e costumes parte 3) → O que vale para a Igreja de Corinto, vale para nós também, afinal, somos um em Cristo. Em hipótese alguma devemos nos julgar melhores do que eles.Em Apocalipse 9:8, João diz que “… viu cabelos como de mulheres…” como será que ele soube que eram como de mulheres? Certamente tem que haver uma diferença.

    Usos e costumes parte 4 → “Uma mulher pode usar calças compridas sem medo nenhum, até porque existem calças femininas e masculinas, o que não pode é uma mulher usar uma calça masculina e vice-versa.” Quer dizer que usar aquelas calças coladas pode, né? Em que fica aparecendo a marca perfeita do corpo. Por favor, né? Não vou entrar em detalhes neste assunto, até pq faço parte de uma igreja com uma doutrina rígida nesse assunto, e estou feliz com isso. Mas, se eu fosse vc meu irmão, eu iria rever o que escreveu aí. A Bíblia diz: “Ai por quem vier o escândalo”. (Mateus 18:7)

    Usos e costumes parte 5 → quanto a barba, acho que concordamos nesse assunto. Não há menção bíblica que nos mande tirar a barba, mas vamos combinar que um pastor ou líder de Igreja fica muito mais apresentável de barba feita (falando das tradições culturais e sociais de nosso país). Eu não gosto de ficar com a barba por fazer, mas algumas vezes eu deixo, pelo fato de que é muito ruim fazer a barba todos os dias; minha pele fica irritado e eu fico parecendo um pimentão, de tão vermelho.

    Usos e costumes parte 6 → dos textos que vc citou, nenhum faz menção de tatuagens de verdade. Em Isaías 44.5 depende da tradução, a minha diz: “…escreverá com sua mão…” e não “…na sua mão…” como vc citou. Em Isaías 49.16 está falando que o Senhor escreveu nas palmas das mãos dele, e isto ainda é em sentido figurado: significa que Ele jamais se esquece de nós, é só ler o contexto. O texto de Jeremias 31.33 é a mesma coisa, é só pegar uma tradução diferente que vc entende na hora: “Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” E o texto de Apocalipse seria até dispensável um comentário aqui, afinal não devemos se quer pensar em nos comparar ao Rei dos Reis, ao nosso Jesus. Além do mais, vc percebe que está marca acontece depois do arrebatamento?

    Usos e costumes parte 7 → Nesta última parte vc foi muito infeliz meu irmão. Se vc é crente, pertence a uma Igreja, mas continua ouvindo música secular, recomendo vc se converter de novo meu amado. A Bíblia diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). E diz mais ainda: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” Toma cuidado meu querido. Quanto ao fato de nós cristão procurarmos somente serviços em que os cristão trabalham ou prestam, este assunto está sendo estudado na nossa atual Escola Bíblica Dominical, os dons de serviço (médicos, advogados, professores.. etc..) são dados a toda a humanidade. E vc até citou o versículo chave pra entender isso, mas interpretou errado, Mateus 5.45, “… o sol, nasce para justos e injustos…” ou seja, o dom de compor músicas, várias pessoas do mundo tbm tem, mas eles escolheram usar este dom para benefício próprio, em vez de usarem para propagar o evangelho. Claro que no meio evangélico tbm tem os interesseiros (mercenários), mas é por isso que devemos sempre estar atentos a voz do Espírito Santo, ele nos ajuda a caminhar e entender os propósitos de Deus em nossas vidas.

    Aqui deixei um vídeo do Pastor Lucinho, espero que ajude: http://goo.gl/giYqKF


  36. Você apagou meu comentário? Mas que coisa, hein… A verdade dói não é? Espero que vc reveja seus conceitos. Você é uma alma preciosa pra Jesus. Fique na Paz.


  37. leia gênesis 35 v 4 brinco deuses estãnho


  38. Eu vi tuso isso e achei muito bom ! Quero diser uma coisa .se o seu olho escandalisar arranca de ti. Olha se por cauda de doutrina existem muitas pessoas que nao se batisam por causa da doutrina ! Eu nasci dentro de uma igreja muito adoutrinada que me impedia de pisca fora da ordem . Numcame sentia bem . Se liberte dessa tal doutrina olha pra jesus sim cuide pra nao ser motivo de excandalo. Mas comcordo com todos estes textos. Um serto tempo me desviei por causa da doutrina arrogante que homens criaram . Mas grassas a Deus tudo isso esta acabando . Agora me recomciliei e adqueri 2 mandamentos fundamentais q é amar a Deus em primeiro lugar e amar o seu próximo . Crentes mudem antes que Jesus venha . Vcs vão fica cuidando da doutrina ou vcs vão dedicar a vida a Deus ? Eu vou dedicar minha vida a Deus e nao aquela doutrina humana queme fez desviar . Parabéns pra quem fez isse texto . Nao olhe para pessoas burras que criticam sua pregação boa para abrir os olhos segos de sertos crentes que ficam julgando . Ai eu fasso uma pergunta para os tais ! Vcs podem julgar IRMÃOS ? ESTES TEXTOS ESTAO CORRETOS ACEITE . VÃO GANHAR ALMAS PARA CRISTO E NAO JULGALAS POR CAUSA DA APARENCIA. AMEM


  39. Há ! E digo mais se não gostaram porque vcs entraram e leram tudo isto ? Aposto que os que criticaram esta blog nao fasem nada doque a biblia fala para nos faser . Vivem so de aparência dentro da igreja . Vão se comverte e parar de julgar. Jovens tenho 17 anos ja passei por muitas experiencias no evangélio ! Nao fassa nada sem orar e jejuar. Deus fala em sonho . Usem oq quiser mas tudo com maturidade ! Deus abençoe quem ler esses textos que abram os olhos desses irmaos que cuidam da aparência nao me julguem ! Deus é unico q pode julgar !


  40. Em tudo tiramos coisas proveitosas e não proveitosas. Na verdade devemos estar atentos as coisas que nos levam ao pecado que e o que nos separa do amor de Deus. Por isto antes de seguirmos qualquer tradição ou costume busquemos primeiro entendimento e orientação de Deus. Com certeza o senhor nos mostrará o caminho a seguir. Mas devemos estar atentos sim aos mandamentos de Deus. Leiamos incessantemente os evangelhos pois neles nosso senhor Jesus Cristo deixa a chave, os caminhos para nossa salvação. Busquemos primeiro entender as palavras de Jesus. Aquele que esta em Cristo não andará em tropeços. Nao façamos como os Judeus daquele tempo que se esqueceram das coisas de Deus e impuseram grande julgo ( humano ) sobre todos. Nos estamos debaixo da graça e nao debaixo da lei. E nao confundamos costumes e tradições judaicas com mandamentos de Deus porque estes sao universais, mas tradições e costumes so dizem respeito ao povo israelita. Paulo disse “tudo me e licito, mas nem tudo me convém”. Logico que este “tudo licito” se refere a tudo que nao e pecado. Voce gosta de barba entao use. Se nao gosta raspe. A mulher use a roupa, o brinco, colar ou pulseira que lhe agrade ( sendo com decência e sem causar escândalo ). Ha momento para tudo. Ate para ouvir musica não cristã. Examine a natureza da musica. Nem tudo e de natureza maligna. Não seja escravo do homem mas obediente a Deus. Busque com seu coração que o senhor lhe mostrará sempre o caminho a seguir.


  41. me ajudo muito….
    tipo eu era fa de asking alexandria, mas parei de ouvir…
    mas eu aprendi que eu tenho saber qual musica ouvir ( letra )


  42. na minha opinião primeiro você tem que se converter,depois você medite na verdadeira palavra do Senhor,pois quem convence do pecado é o Espirito Santo,e vc meu irmão não tem este espirito da verdade pois vc falou muito absurdo.ore ao Senhor que ele te esclarecerá.


  43. Sou professor em Discipulado e Aconselhamento e orientacao familiar no ITQ. e tecer meu comentario a partir daquilo que eu acredito a Palavra de Deus. Pra quem quer ser rebelde todo assunto pode se tornar divergente. Um bom principio para ajuda e esclarecimento, e’ saber se quem esta’ questionando e’ ovelha ou e’ cabrito? Outra principio importante e’ saber se o questionante e’ um filho da luz ou se e’ filho das trevas?
    Como ovelha certamente esse questionante vai ouvir a voz do seu pastor… Como filho da luz, o questionante tem afinidade com o Pai das luzes, ou seja conversa com Deus seu Pai sobre tudo que nao compreender na sua Palavra, e com certeza nao andara’ em trevas.
    E pra terminar eu uso a Palavra do Senhor quando diz: ” no’s a igreja de deus nao somos contenciosos. Agora a minha palavra como pastor digo: eu nao trato com bodes. Deixo uma referencia para reflexao Fil. 4:8


  44. Quero ratificar um erro de ortografia onde esta’ escrito Deus em minusculo. se le Deus, e nao deus.ok


  45. Cara vai ler mais e orar tbn…de onde você tirou ese conceito que tattoos são permitidas??hora nenhuma eses textos deixan margem para o que se ta falando. .ali ta ben fora do contexto lógico. .do assunto você ta interpretando de acordo com o que você acha e não na luz verdadeira. ..eu tenho um monte de tattoos. .mais não justifico com passagem fora do seu real conteúdo..na boa me perdoe mais vai estudar mais..antes de colocar minhoca na cabeça das pessoas. ..cuidado ..Você e responsável pelas ovelhas que cuida. ..Não as engane…Você ta fora da lógica real da palavra. .


  46. A verdade é essa : você precisa se converter de verdade e, entregar verdadeiramente a sua vida por inteiro ao senhor . Porque pra falar tanta heresia é so uma pessoa que não tem o Espírito Santo de Deus Que nunca ouviu a voz de Deus e jamais vai houvir .



Deixe um comentário